Igreja do Mosteiro de São Bento

Patrimônio Material - Rio de Janeiro

Igreja ricamente trabalhada.  Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias

Erguido em 1565, o Mosteiro de São Bento representa um dos mais belos conjuntos arquitetônicos do Brasil. Ele tem partes construídas em diferentes épocas, e exclusivamente por artistas e construtores que pertenceram à Ordem Beneditina. Uma exceção foi o autor do plano da igreja e do mosteiro, o engenheiro Francisco de Frias de Mesquita. A ele se atribui o frontispício, erguido entre 1666 e 1669 junto ao coro.

Foto: Isabela Kassow / Diadorim Ideias.
Austeridade e classicismo ligados ao maneirismo aparecem na rígida simetria, nas divisões em cantaria da fachada com frontão triangular, torres e pirâmides. As três arcadas formando um pórtico coberto pertencem às tradições beneditinas da época. Em 1880, elas foram fechadas com as atuais grades em ferro alemão. A sobriedade externa contrasta com a riqueza interior da igreja, que exibe talhas barrocas recobertas de dourado e um exuberante estilo rococó na talha do altar, nos arcos e na capela.

Os oito altares laterais ostentam imagens dos séculos 17 e 18. Na sacristia, destaque para o painel pintado por frei Ricardo do Pilar, por volta de 1690. A capela tem talhas do mestre Inácio Ferreira Pinto.  Na missa dos domingos, os monges entoam cantos gregorianos.

Endereço: Rua Dom Gerardo, 68, Centro
Site: http://www.osb.org.br/mosteiro/index.php
Horário de Funcionamento:

Missas às 7h30 nos dias de semana; 10h e 8h10, aos domingos.