Igreja de São Lourenço dos Índios

Patrimônio Material - Niterói

Igreja de São Lourenço dos Índios. Foto: Cris Isidoro/ Diadorim Ideias

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural (IPHAN) em 1948 e pela Prefeitura em 1992, a Igreja de São Lourenço dos Índios é considerada o monumento de fundação da cidade de Niterói.

Igreja de São Lourenço dos Índios. Foto:  Cris Isidoro/ Diadorim Ideias

Sua origem está relacionada ao assentamento indígena construído nas terras doadas ao chefe temiminó Araribóia, em 16 de março de 1568, pela ajuda prestada aos portugueses na expulsão dos franceses. Segundo carta do padre Gonçalo de Oliveira, de 1570, já existia no local uma primeira capela em taipa.

Essa construção foi substituída por outra em 1586, inaugurada com a representação do Auto de São Lourenço. Um novo templo foi construído pelos jesuítas, de pedra e cal, antes de 1627. Em 1729, a capela foi reconstruída com a arquitetura que mantém hoje, conservando os traços do estilo jesuíta. A torre do sino é de 1769.

O retábulo-mor da igreja, datado do fim do século XVII/ início do século XVIII, é entalhado em madeira, de composição maneirista, e recebeu pintura folheada a ouro na restauração da igreja do início do ano 2000. Na restauração, foi adicionada também uma representação da via sacra em pedra e novos bancos de madeira.

O altar, quase todo em pau-brasil, é original da construção. A imagem de São Lourenço data do século XVII. Na sacristia da igreja podem ser vista a pia batismal em pedra de lioz, de influência moura, objetos coletados na época da restauração da igreja e gravuras de Carlos Oswald, representando a via sacra. A Igreja de São Lourenço dos Índios pertence à prefeitura de Niterói desde 1934.

Endereço: Praça General Rondon, s/nº, Morro de São Lourenço, Niterói
Horário de Funcionamento:

Visitação com agendamento pelo telefone (21) 98174-4384 (sr. Egídio Perpétuo)