Igreja de Nossa Senhora da Assunção

Patrimônio Material - Cabo Frio


 

Foto: Cris Isidoro/Diadorim Ideias

Em estilo jesuítico, é a sétima igreja mais antiga do país.  Sua construção foi iniciada em 1615, com a fundação do povoado de Santa Helena, primeiro nome de Cabo Frio. Para a inauguração, o  capitão do povoado mandou vir de Portugal uma imagem da santa. O navio chegou às praias brasileiras com a encomenda trocada. Por engano, segundo a história contada pelos cabo-frienses, a imagem que veio era de Nossa Senhora da Assunção, que acabou batizando a igreja. 

Tem arquitetura típica do período colonial brasileiro do século 17, com altares barrocos. Em 1960, foi restaurada depois de muito tempo de abandono - estava desocupada desde 1872, quando o convento de franciscanos que lá funcionava foi desativado. Na ocasião da restauração, recebeu altar-mor e altares laterais no estilo barroco.

Entre as peças de seu acervo que chamam atenção, destaque para a pia batismal datada do século 17, em mármore de Lioz - existem apenas cinco do gênero no país -, e a Urna do Santíssimo, com decoração em talha dourada, do século 19.

Em agosto acontece a grande procissão em homenagem à padroeira de Cabo Frio. Integra o calendário de comemorações a popular "Corrida da padroeira", que reúne atletas profissionais e amadores.


Serviço

Quando:

Procissão e festa: agosto


Endereço: Praça Porto Rocha, Cabo Frio - Rio de Janeiro
Telefone: (22) 2643-0082
Site: http://www.pnsassuncao.org.br/

Navegue pelo Mapa

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações