Hotel-Fazenda Arvoredo

Patrimônio Material , Destaques - Barra do Piraí


 

Um dos grandes atrativos do hotel - fazenda Arvoredo é o tradicional Chá Imperial, realizado aos sábados há mais de 11 anos para hóspedes e visitantes. O evento é comandado pela gerente Rachel Braga que, caracterizada como a baronesa de Santa Maria, conta a história da fazenda. O relato é temperado com um lanche de pães, bolos, geleias, queijos, chá e café servidos em bules de prata. Depois da comilança, acontece uma visita guiada aos aposentos do casarão principal, com objetos e mobiliário de época.

Em 1818, o príncipe regente Dom João doou a José Luiz Gomes, o Barão de Mambucaba, extensas terras para o cultivo do café. A atividade economicamente promissora à época deu origem à fazenda Santa Maria. Honório Hermeto Carneiro Leão, político influente, assumiu a propriedade em 1836. Seu filho e herdeiro, Barão de Santa Maria, demoliu a antiga sede e ergueu outra maior e mais luxuosa, concluída em 1858.

Em 1903, durante o ciclo do gado, a Santa Maria foi adquirida pelo Conde João Leopoldo Modesto Leal. Décadas mais tarde, ela passou às mãos dos irmãos Ana Heloísa e Augusto Pascoli, que a transformaram, em 1991, no hotel-fazenda Arvoredo, iniciando a fase do turismo rural na propriedade.

 


Serviço

Endereço: Estrada Santa Maria, 68 - Santana da Barra
Telefone: (24) 2447-2001
Email: reservas@hotelarvoredo.com.br
Site: www.hotelarvoredo.com.br

Navegue pelo Mapa

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações