Grupos de Danças Folclóricas Germânicas

Patrimônio Imaterial - Petrópolis

Tradição alemã

Foto: Isabela Kassow/ Diadorim Ideias

São nove grupos de tradições germânicas em atividade em Petrópolis, cada um com sua rainha e seus trajes típicos, inspirados em regiões da Alemanha e da Áustria. As apresentações são aos sábados, às 15h, e aos domingos, às 12h, no Museu Imperial, e também durante a Bauernfest, a festa do colono alemão, em junho. Os primeiros grupos de Petrópolis se formaram depois da Bauernfest de 1990. Hoje, cerca de 500 dançarinos, desde crianças de 5 anos até idosos, fazem parte da Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis e saem em turnês pelo Sul e Sudeste do Brasil para divulgar a dança, que faz parte da colonização de Petrópolis.

Na Bauernfest, são eleitas duas princesas e uma rainha. As coreografias geralmente são dançadas em pares e os grupos podem se dividir em categorias por idade, cada uma com um traje diferente, criado a partir de pesquisas com folcloristas do Sul. As danças e as músicas folclóricas alemãs têm mais de 300 anos e refletem histórias do cotidiano, como casamentos, os movimentos de um tear ou uma saudação aos pescadores. Os dançarinos gritam durante a coreografia, repetindo uma tradição usada para demonstrar alegria pelo sucesso nas colheitas, comemorando um trabalho bem feito.

Fabio Holderbaum é o presidente da Associação e também do grupo Blumenberg Volkstanz.  O Bergstadt e o Bauerngruppe são os mais antigos da cidade. Cada grupo monta seu próprio cenário e tem seu estandarte, que evoca características da cidade. Por exemplo, o grupo Bergstadt: em alemão, Berg significa montanha e stadt, cidade. Assim, o estandarte tem o contorno de montanhas, hortênsias e a catedral de Petrópolis.

Os grupos se apresentam todos os sábados, às 15h, no Palácio de Cristal; e todos os domingos, às 12h, no jardim do Museu Imperial de Petrópolis.

Endereço: Petrópolis - RJ
Telefone: (24) 2231-1878 / 2244-8027
Email: agfaponline@gmail.com (Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis)