Grupo Gunga

Patrimônio Imaterial - Cantagalo


 

Galeria de Fotos

Semeando capoeira

Grupo Gunga de Capoeira.  Foto: Cris Isidoro / Diadorim Ideias
< >

Navegue pelo Mapa

O Grupo Gunga de Capoeira atua há 13 anos e tem como coordenador o professor José Edmilson, conhecido como Mestre Preguinho. Ele conta que a ideia de montar o grupo surgiu em 1999, quando ele e amigos capoeiristas realizavam trabalhos em Cantagalo representando um grupo de São Gonçalo. "A gente começou a ter vontade de caminhar com as próprias pernas, formar um grupo da nossa região", explica Preguinho.

Assim nasceu o Gunga, que tem hoje 150 sócios, entre cinco e 45 anos de idade, para quem ensina, além de capoeira, maculelê, puxada de rede e samba de roda. No pequeno distrito de Euclidelândia, o Gunga mantém um trabalho social, dando aulas gratuitas para adultos e jovens da comunidade carente. Euclidelândia foi a sede também da primeira edição do "Semeando Capoeira", que aconteceu em março de 2012.

A ideia é que o evento - a graduação dos alunos do distrito, com aulas abertas ao público e palestras com capoeiristas convidados do Rio de Janeiro, São Gonçalo, Cataguases (MG) e Juiz de Fora (MG) - seja anual, nos moldes do Encontro Interestadual de Capoeira. Este último, também organizado pelo grupo, chegou a sua 12ª edição em 2011 e acontece todo mês de novembro durante um final de semana. O evento acontece geralmente no Cantagalo Esporte Clube e na sede da Sociedade Musical XV de Novembro.

Foto: Cris Isidoro / Diadorim Ideias.

O grupo faz apresentações em Cantagalo e na região, e já participou de eventos em cidades de São Paulo e de Minas Gerais. Realiza trabalhos também em Macuco, Cordeiro e São Gonçalo, além de ser responsável pela organização de jogos e competições durante todo o ano. Através da capoeira e dos ritos africanos, o Gunga busca valorizar corpo e mente. "Gunga", palavra de origem Banto, é o nome usado para denominar o berimbau-mestre da capoeira, aquele que dita o ritmo e dá início ao jogo, e é sempre tocado pelo mestre ou capoeirista mais antigo do grupo.

Os treinos e palestras do grupo são realizados na sede do Cantagalo Esporte Clube.


Serviço

Endereço: Cantagalo Esporte Clube - Rua Djalma Bêda Coube, s/n, Centro
Telefone: (22) 8834-3775 (Mestre Preguinho)
Email: preguinho.gunga@hotmail.com

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações