Grupo Cria

Destaques - Rio das Ostras


 

Galeria de Fotos

Grupo Cria, de Rio das Ostras. Foto: Marcelo Tabach/Diadorim Ideias
< >

Navegue pelo Mapa

Quando o Grupo Cria nasceu, em 1990, Rio das Ostras ainda não era um município. Desde então, o grupo vem apresentando ininterruptamente projetos artísticos que abrangem artes cênicas, música, performance, literatura, educação, roteirização e produção de eventos.

"O grande gancho do nosso grupo é a transversalidade das artes", comenta Cláudia Byspo, idealizadora e fundadora do Cria. No início, o grupo, que surgiu como uma oficina de teatro ministrada por Claudia, contava com 25 jovens do movimento artístico da região. Em 1992, eles apresentaram seu primeiro espetáculo, a montagem Armagedon. Já em 1995, estrearam Navalha da Carne, que ficou cinco anos em cartaz e foi apresentado em São Paulo, no Paraná, na Bahia e no Rio de Janeiro.

Ao longo de 23 anos de trabalho intenso, o grupo já formou atores e dançarinos que hoje não estão mais na cidade. Claudia estima ainda que o Cria já tenha atraído mais de 20 mil espectadores em sua história. A peça mais recente, A farsa da mulher trancada (2013), escrita pelo integrante Manuel Ferreira. foi premiada em três categorias no V Festival de Teatro de Rio das Ostras. O trabalho obteve público recorde do Grupo Cria, quando foi apresentada, em 2009, na Concha Acústica de Rio das Ostras

Em 2006 o Grupo Cria fundou o Núcleo de Cultura Urbana, que reúne jovens artistas ligados ao movimento hip hop e oriundos de projetos sociais nos quais o Cria atuou. "Nossa missão é aumentar o capital cultural desses agentes sociais. A gente coloca a galera pra estudar mesmo", resume Cláudia. O Núcleo hoje integra artistas das regiões litorânea e metropolitana do Rio de Janeiro e do Norte Fluminense. 


Serviço

Endereço: Rua Dr. Bento Costa Júnior, 70, Centro.
Telefone: (22) 2764-5627
Site: https://www.facebook.com/pages/GRUPO-CRIA/391469240953536?fref=ts

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações