Grêmio Literário de Autores Novos

Destaques - Volta Redonda

Reconhecido como utilidade pública por decreto de 1982, o Grêmio Literário de Autores Novos (GLAN) tem como principal objetivo abrir as portas para que escritores novatos (seja na idade ou na paixão pela poesia e literatura) tenham seu trabalho conhecido e valorizado. Fundado em 5 de julho de 1975, o GLAN tem, entre suas principais atividades, o lançamento de uma coletânea anual, intitulada "Coletânea de Contos e Poesias", cuja edição é patrocinada pelos próprios poetas do Grêmio.

Realiza também anualmente, sempre no mês de julho, um concurso de contos e poesia, com premiação do primeiro ao quinto colocado em cada categoria. O concurso é uma oportunidade para que o poeta exponha pela primeira vez seu trabalho, que é divulgado no site do GLAN e na coletânea ao final do ano.

Para promover o encontro entre novos artistas e veteranos, o GLAN realiza também um Chá Poético. Todo primeiro sábado do mês, na Livraria Veredas (Rua 12, 300, Vila Santa Cecília), o Chá promove um encontro descontraído com declamação de poesias e troca de ideias entre os amantes da Literatura.   Com o Projeto "Falando do Glan e da Poesia", por sua vez, são visitadas escolas municipais de Volta Redonda, para apresentar aos pequenos a magia e o encanto dos versos e da prosa. Outra atividade do grupo é a montagem do Boletim Informativo "Encontro de Poetas": com periodicidade bimestral, existe desde 1997 e traz informações sobre concursos literários e divulgação de poesias de associados e convidados.

Endereço: Rua do Contorno, 06, Belo Horizonte.
Telefone: (24) 9841-6259 (presidente Sílvia Helena Xándy)
Email: gremio@glan.com.br
Site: http://www.glan.com.br