Grafismo Rural

Destaques - Teresópolis


 

Galeria de Fotos

Propriedades são dos tempos das sesmarias.  Foto: Tasso Marcelo/Diadorim Ideias
< >

Navegue pelo Mapa

Os artistas gráficos Mateu Velasco e Duda Guima Simões inauguraram em Teresópolis o "grafismo rural". Eles são do Rio de Janeiro, mas deixaram a marca de seu trabalho na cidade serrana, onde costumam passar os fins de semana. Na paisagem de montanhas e vales da serra, destacam-se casinhas de agricultores com fachadas de colorido abstrato ? um inusitado e charmoso cenário em meio ao verde teresopolitano.

.Arte abstrata em casas da zona rural. Foto: Tasso Marcelo/Diadorim Ideias 

Do alto da estrada que leva à cachoeira do Frade, em Vargem Grande, vê-se o estábulo de José Francisco Siqueira Queiroz pintado em tons de vermelho, azul, verde, preto e amarelo. "Ficou bonito, alegre, deu outra vida ao ambiente", comenta Queiroz, que nasceu em 1925 e é a quarta geração de proprietários de sua fazenda, adquirida por sesmaria. 

Em um dos casebres vazios do terreno de Maximino Barbosa, na estrada que liga Teresópolis à Nova Friburgo, Velasco também deixou seu traço.  "Só posso falar bem, todo mundo gostou né? Eu não podia pagar a pintura. Então dei a ele miudezas, couve, alface, brócolis", diz Maximino.

Desde 2001, Velasco faz ilustrações para o mercado editorial, publicitário e têxtil.  Seu trabalho foi publicado em livros da editora alemã Taschen e rendeu reportagens em veículos como a Digital Artist (Inglaterra), Doski Magazine (Russia) e Belio Magazine (Espanha). O artista participou de exposições de artes plásticas nas cidades de Nova Iorque, Seattle, Portland, Los Angeles, Paris, Budapeste e Madri. Velasco já grafitou muros do Rio de Janeiro, onde realizou oficinas de street art.

O parceiro Duda também tem uma produção extensa. Um de seus trabalhos recentes foi para a campanha Declare seu Amor ao Rio de Janeiro. Ele transformou um dos carros da Fiat  em uma obra de arte 100% carioca. O veículo ganhou vibrantes contornos da cidade, inspirados no Pão de Açúcar, Corcovado, morro Dois Irmãos e na Pedra da Gávea. O vídeo Traços Cariocas, da Conspiração Filmes, mostra o processo de criação de Duda enquanto se desloca pelos diversos pontos da cidade.

 


Serviço

Endereço: Bairro de Vargem Grande e Estrada Nova Friburgo - Teresópolis
Email: mateu.velasco@gmail.com
Site: http://www.mateuvelasco.com/ e https://www.facebook.com/dudaguima/about

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações