Forte São Mateus

Patrimônio Material - Cabo Frio


 

Galeria de Fotos

Patrimônio do período colonial

Forte São Mateus, Cabo Frio.  Foto: Cris Isidoro/Diadorim Ideias
< >

Navegue pelo Mapa

Foto: Cris Isidoro/Diadorim Ideias

Localizado na Praia do Forte, é uma das mais antigas obras da arquitetura colonial latino-americana, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1956, época em que passou por uma série de restaurações. A fortaleza foi construída no século 17, entre 1616 e 1620, por portugueses e índios tamoios para defender a terra das invasões dos franceses, ingleses e holandeses. Havia no litoral brasileiro mais de 130  "bocas de fogo" armadas para proteger a colônia portuguesa.

Foto: Cris Isidoro /Diadorim Ideias

O Forte São Mateus fazia parte dessa estratégia de defesa e foi construído depois do desmantelamento do antigo Forte de Santo Inácio do Cabo Frio, cuja localização e fortificação eram consideradas demasiadamente vulneráveis a ataques. A partir da construção do Forte São Mateus, foram surgindo os primitivos núcleos de povoamento do litoral norte fluminense, a exemplo das vizinhas Campos de Goytacazes e Macaé. 

A arquitetura do Forte não se difere do que era comum entre as construções militares do período colonial: foi erguido com pedra e argamassa, além do óleo de baleia e cal para as junções, e é formado por linhas retas, torres e baluartes.  Da época dos conflitos no litoral brasileiro, ainda restam no Forte São Mateus os canhões utilizados nas batalhas.

 


Serviço

Endereço: Fica no final da Praia do Forte, próximo ao bairro da Passagem, cerca de 1, 5 km do Centro de Cabo Frio.
Telefone: (22) 2647-1689 (Secretaria de Turismo)
Horário de Funcionamento:

Fica aberto diariamente, em horário comercial, de 8h às 18h. A visitação é gratuita.

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações