Folia de Reis Luz Divina

Patrimônio Imaterial - Angra dos Reis

Cortejo iluminado

Grupo formado por casais sexagenários. Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias.

Liderada pelo Mestre Marcão, a Folia de Reis Luz Divina é uma das mais tradicionais do município, com cortejos que acontecem desde 1994. Formada por sete casais sexagenários que se conheceram em encontros promovidos pela igreja São Cristóvão, no bairro do Parque das Palmeiras, a folia anuncia o nascimento de Jesus Cristo pela cidade e também em festivais nacionais, como o Encontro Nacional de Folias de Reis de Aparecida do Norte (SP).

Resgate das festas de infância.Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias.

Enquanto as mulheres cantam, os homens tocam os instrumentos. Todos os integrantes vestem roupas em vermelho e branco e despojadas, apropriadas para o clima praiano do balneário. "Tínhamos lembranças muito boas das folias que passavam por nossas casas quando éramos crianças. Para resgatar essa memória, resolvemos criar a nossa", explica Julio César de Almeida, assessor do grupo.

Endereço: Ensaios na Igreja São Cristóvão - Rua Délio Gomes Ferreira, s/n, Parque das Palmeiras
Telefone: (24) 99998-8061 Mestre Marcão