Folia de Reis Jornada Tradição do Oriente

Agenda Fixa - Paraíba do Sul

Mestre Ladimir. Foto: Isabela Kassow / Diadorim Ideias

Paraíba do Sul já teve 26 grupos de Folia de Reis. Hoje, restam apenas dois: a Jornada Tradição do Oriente e a Recordação do Evangelho, que não saiu em 2012. Apesar disso, a tradição ainda mobiliza os moradores da cidade. "A cada ano, conseguimos visitar mais casas que, antes, fechavam as portas para a folia", conta o segurança desempregado José Maurício São Severino.

Conhecido como Zé Bola, ele dá continuidade à tradição que seu pai, Maurício São Severino (morto em 2007), herdou do fundador da Folia de Reis Jornada Tradição do Oriente, Chiquinho Ferreira. Criado em 1934, o grupo desfila sob o comando do jardineiro Ladimir Honorato, o Mestre Ladimir. Com apito e crucifixo,  ele guia os 30 foliões e os 19 palhaços que comemoram a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus.

Durante a "jornada" da Tradição do Oriente, algumas famílias oferecem almoço ao grupo; outras, fazem ofertas para a bandeira - o estandarte sagrado da folia. E é com estas contribuições que os foliões mantêm viva a festa. Entre os mais novos do cortejo, está Cauã Ovídio Cunha, nove anos, sobrinho de Zé Bola.

O mais antigo do grupo é  Paulo Miranda, nascido em 1947. Tradicionalmente, as folias são formadas apenas por homens. A Jornada Tradição do Oriente conta com a mãe de Zé Bola, dona Jorgina, costureira que confecciona as fantasias dos palhaços e foliões.

As assustadoras máscaras dos palhaços são criadas por Cleidison de Lima Gaudino e Wellington Vinícius da Silva. A intenção é que sejam horripilantes mesmo, contam os rapazes, já que representam a figura do demônio encarnado nos soldados do imperador Herodes. No grupo, os palhaços dançam, improvisam versos - as chulas - e dramatizam a história do nascimento do menino Jesus.

De 25 de dezembro a 20 de janeiro.

Endereço: Sede da Folia - Rua Avelino Teixeira Oliveira, 51
Telefone: (24) 9395 2118 (Zé Bola)