Folia de Reis Flor do Oriente

Agenda Fixa - Duque de Caxias

Tradição simboliza a jornada dos três reis do oriente... Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias

Duque de Caxias já teve muitas folias de reis, manifestação religiosa trazida por portugueses para o Brasil. Poucas resistiram. A Flor do Oriente é uma delas.

Foto: Isabela Kassow / Diadorim Ideias

Há 150 anos, quatro gerações da família Vicente de Moraes carregam a mesma bandeira, que veio de Minas Gerais, com o mestre Miguel Vicente de Moraes, em 1944.

Depois assumiram o posto o Manoel, o Marcos, o Miguel e o Waldir, que é tio do atual mestre, Rogério Silva de Moraes. Rogério, por sua vez, é marido de Leonor Sant'Anna, a filha de Waldir que vai assumir daqui a pouco, por direito.

Na Folia Flor do Oriente, os regulamentos são severos. Quem participa do cortejo, não pode se sentar, não pode fazer corpo mole, nem beber água, enquanto o mestre não mandar.

No dia 24 de dezembro, a folia abre a bandeira na Igreja São José Operário e de lá vai para a casa do primeiro devoto. De casa em casa, ninguém dorme até o dia 20 de janeiro. Quantas casas solicitarem, a folia atende.

Além da família inteira, a Flor do Oriente tem mais de 40 integrantes, que só descansam depois da Festa do Arremate, em abril, quando folias de toda a região se reúnem.

De 24 de dezembro a 20 de janeiro.

Endereço: Festa na Rua Filinto Almeida, 429, Vila Rosário
Telefone: (21) 3663-5457 / 99325-3602 (Rogerio ou Nora)
Email: rogerionora_flordooriente@hotmail.com