Folia de Reis Estrela Guia

Patrimônio Imaterial - Aperibé

Folia de Reis Estrela Guia. Fotos: Cris Isidoro/Diadorim Ideias

Folia de Reis Estrela Guia. Foto: Cris Isidoro/Diadorim Ideias

Comandada pelo animado mestre folião "Zeca da Sinuca", a Folia de Reis Estrela Guia é um dos últimos grupos desse tipo em Aperibé. Seu Zeca, que se orgulha em dizer que sua folia é hereditária, fala da sua trajetória dentro da tradição folclórica de forma emocionada.

"Minha mãe veio de Portugal e se casou com meu pai, mineiro. Os bisavós do meu pai já faziam a folia. Meu pai é folião desde os nove anos. Pelas minhas contas e de meu irmão, calculamos que a folia tem uns 200 anos", diz ele. O seu grupo de foliões completo tem 23 pessoas que costumam ir para a rua no dia 24 de dezembro, seguindo até o dia de São Sebastião, em 20 de janeiro.

Durante a quaresma, eles não cantam, uma vez que nesse período, "o demônio está solto". Não é qualquer um que pode entrar para a Folia de Reis Estrela Guia. Apenas os que estiverem dispostos a seguir suas regras tradicionais, mais rígidas que as da maioria.

"Na nossa folia não se bebe, em momento de cantoria não se fuma, não pode pôr o pé na parede nas casas que visitamos. Tem que ser assim. Tem gente que não aceita, mas preferimos perder o folião a perder a tradição", enfatiza Seu Zeca.

Ao mostrar os trajes e acessórios da folia, guardados em sua casa, o mestre se comove: "a folia é a minha missão, é a minha religião. Canto os versos da folia sempre chorando, incorporo mesmo".

Endereço: Estrada Funil-Flexeiras, Aperibé.