Folia de Reis

Patrimônio Imaterial - Valença


 

Integrantes da Associaçao de Folias de Reis. Foto: Isabela Kassow/ Diadorim Ideias
Valença é o maior polo de folia do estado. Estão em atividade na cidade pelo menos 35 grupos de folia de reis: doze deles são folias de roça e as demais são mais urbanas. Os ensaios dos grupos acontecem em setembro e outubro. Em dezembro, tem a missa de envio, quando as folias recebem a bênção para a jornada. O auge é o dia 6 de janeiro, com o encontro das folias, que reúne de 18 a 20 mil pessoas ao lado da Catedral de Nossa Senhora da Glória. Nos dias seguintes, ainda há várias festas nos bairros.

O documentário Folia de Reis em Valença, um registro da tradição oral, lançado em 2011 pelo Instituto Kreatore do Rio de Janeiro, mostra esse cenário. Segundo o diretor do filme, Fabiano Cafure, o encontro anual na cidade é o maior do Brasil.

As folias são representadas pela Associação dos Grupos de Folias de Reis de Valença, presidida pelo mestre Francisco José Ferreira, o Chico da Folia. Faz parte das atividades do ponto de cultura Projeto de Integração dos Movimentos Culturais e Afrodescendentes de Valença, promovendo oficinas gratuitas para 1.200 alunos de sete escolas públicas da cidade. As aulas incluem fundamento religioso das folias, canto e instrumentos.

Quem ensina as crianças a interpretar os palhaços é mestre Joaquim Orlando, o mestre Feijão. A sanfona e o acordeon ficam por conta dos mestres Evanil Rodrigues e Moacir Firmino. E mestre José Jorge orienta sobre as parábolas da Bíblia que se transformam nos versos da folia. 

Maria da Conceição Crispim Pedro passa para os alunos os segredos de ser palhaço. Aos 72 anos, mais de 60 acompanhando folia, é animação pura na hora da chula. "A força para dançar vem de Deus e Nossa Senhora", explica. Por causa da cor da fantasia, seu apelido é Vermelhão. 

O Chico da Folia, 46 anos, é líder do grupo Adoração dos três reis magos do Oriente na gruta de Belém. "Esse é o nome religioso; já o nome popular é Folia de Reis dos Irmãos Ferreira", apresenta o mestre, que montou uma folia aos 9 anos e nunca mais parou.


Serviço

Endereço: Praça Visconde do Rio Preto, s/n, sala 1, Centro (sede na Igreja do Rosário)
Telefone: (24) 2452-4929 / 9293-9136 / 8129-3923 (Francisco José Figueira Ferreira, presidente).
Email: freisvalenca@yahoo.com.br
Site: http://santosreisagforv.blogspot.com.br/

Navegue pelo Mapa

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações