Feijão com camarão

Outras Atrações - São João da Barra


 

Feijão preto com camarão parece uma combinação insana, mas quem prova descobre um prato saboroso. Chamado também de feijão amigo, o aperitivo é ítem obrigatório no cardápio de bares e restaurantes da cidade. A invenção veio dos pescadores da Praia de Atafona e ninguém sabe dizer quando o prato foi inserido na gastronomia local. Desde sempre. 

 Feijão com camarão no Polo Gastronômico. Foto: Tasso Marcelo/Diadorim Ideias

Em alto mar, para curar a ressaca de uma noite de festa em terra firme, os pescadores tomavam um bom caldo de feijão com camarões fritos. O feijão preto pode ser preparado com carne ou apenas com temperos. O camarão é descascado e cozido à parte, com cebola, tomate e pimentão. Assim que ferver, deve ser tirado do fogo para não "emborrachar". O crustáceo é então colocado sobre o feijão e coberto com bastante alho torrado e salsinha. O prato costuma vir decorado com camarões extras, temperados com sal, limão e azeite. Torradinhas e uma boa cachaça para acompanhar são de lei. 

Quem ensina é Aldemir Mendonça Nunes, o Maradona, garçom do restaurante Transa Louca, na praia de Grussaí. Ali a porção de feijão com camarão custa R$ 15. "Mesmo quando o prato não está no cardápio, se o cliente chegar aqui e pedir o feijão amigo, a gente dá um jeito de improvisar. Não dá pra dizer que não tem", garante.


Serviço

Endereço: Praia de Grussaí

Navegue pelo Mapa

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações