Fazendas históricas

Patrimônio Material - Miracema


 
Miracema tem várias fazendas centenárias que preservam a ambientação dos velhos tempos. Na Fazenda da Cachoeira (RJ 116, Venda das Flores), que abriga antigos depósitos de arroz e uma capela construída pelos atuais proprietários,  o ex-presidente Juscelino Kubitschek foi homenageado com jantar e baile em 1967 e há um retrato com sua dedicatória  pendurado em uma das salas da casa, em 1967.

Circundada por eucaliptos e situada à beira da estrada que leva seu nome, a Fazenda Serra Nova teve a sede construída em 1907. Já foi uma das fazendas que mais produziram café no estado e a maior produtora de leite de Miracema. Também já foi a maior produtora de hortigranjeiros do noroeste do estado. Ainda conserva um lavador de grãos de café, de 1922.

Mangueiras e jaqueiras cercam a propriedade da Fazenda União, cuja construção  data do fim do século XIX. Na casa principal, há um pequeno acervo de livros de Registro de Contabilidade de Café, de 1880, restaurados graças a um convênio entre a atual proprietária e a Universidade de Juiz de Fora.  Fica na Estrada Miracema/Fazenda União.

As fazendas não estão abertas à visitação.

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações