Fazenda União

Patrimônio Material - Rio das Flores


 

Galeria de Fotos

Charme no passado, luxo no presente

Fazenda União. Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias
< >

Navegue pelo Mapa

A Fazenda União, de propriedade de Domingos Custódio Guimarães, o Visconde do Ouro Preto, é um marco do ciclo do café brasileiro. Construída em 1836, era utilizada como pouso para viajantes e, três séculos depois, funciona como hotel de luxo.  

Combina o conforto do século 21 ao charme do passado, e oferece um cardápio gastronômico da época dos barões do café para os hóspedes. Nos jardins da propriedade encontram-se exemplares originais de carros de boi, charretes românticas e até um automóvel modelo Ford 1929.


Reprodução de uma senzala. Foto: Isabela Kassow / Diadorim Ideias .
A casa-sede tem dez aposentos decorados com  móveis originais do século 19 e elegantes peças de antiquários. Os seis quartos da ala externa são assinados pelo arquiteto Chicô Gouveia, e são inspiradas na cultura das tribos africanas  Macuas, Benguelas, Cabindas, Quiloas e Tembos. A Fazenda União também abriga um pequeno museu que reproduz uma senzala, com peças como pilões, berços e instrumentos de tortura -  tronco, giramundo, ferro de marcar e grilhões.

Outro destaque da propriedade é a capela, restaurada pelo artista plástico Jerônimo Magalhães, onde são realizadas cerimônias de casamentos. Ao lado da igreja, a antiga tulha da fazenda é utilizada para apresentações de jongo e capoeira.


Serviço

Endereço: km 3,5 da Estrada do Abarcamento. Como chegar: No Centro de Rio das Flores, passe em frente a Prefeitura Municipal e siga em frente, sentido Abarcamento. A Fazenda União está situada a cerca de 4km.
Telefone: (24) 2458 1701 / 2491-1044
Email: reservas@fazendauniao.com.br
Site: http://www.fazendauniao.com.br

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações