Fazenda São Luiz da Boa Sorte

Patrimônio Material - Vassouras


 

Galeria de Fotos

Do tempo dos barões

< >

Navegue pelo Mapa

Datada de 1835, a Fazenda São Luiz da Boa Sorte é fruto da união de duas importantes fazendas do ciclo áureo do café, a São Luiz e a Boa Sorte, propriedades dos irmãos Gomes Ribeiro de Avelar.  Depois de restauração minuciosa realizada nos anos 2000 pelos arquitetos João Reis e Gilmar Peres, a fazenda hoje investe no turismo rural. Oferece visitas guiadas aos seus aposentos decorados com uma coleção de móveis dos séculos 18 e 19.

Pílulas milagrosas de Frei Galvão são oferecidas aos fiéis. Foto: Isabela kassow/Diadorim Ideias.

Uma das principais atrações do passeio é o quarto do príncipe, criado para receber o Conde D'Eu, marido da Princesa Isabel, em sua visita à cidade dos barões do café em 1876. Outros encantos da visita são os quartos do padre e da donzela, a sala de sarau, a alcova da varanda, o centro hípico e as centenárias palmeiras doadas pela antiga Corte, que ornam a entrada da sede da propriedade.

Igrejinha de São Luiz. Foto: Isabela kassow/Diadorim Ideias.

A capela de São Luiz, erguida há cerca de 170 anos, completa a lista de atrações da fazenda. No oratório, são realizadas missas mensais, todo dia 25, em homenagem a Frei Galvão, primeiro santo nascido no Brasil.

A igreja de São Luiz recebe todos os meses centenas de pessoas da região e do estado. Após as cerimônias religiosas, são distribuídas as famosas pílulas milagrosas do Frei Galvão. A Fazenda São Luiz da Boa Sorte faz parte do circuito do Festival Vale do Café, realizado na segunda quinzena de julho. Nestor Rocha e Liliana Rodrigues são os seus atuais proprietários.


Serviço

Endereço: Rodovia Lúcio Meira (BR 393), km 210
Telefone: (21) 99250-9798 / (24) 99298-7204
Email: faz.saoluiz@gmail.com
Site: www.fazendasaoluizdaboasorte.com.br

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações