Fazenda São João da Prosperidade

Patrimônio Material - Barra do Piraí


 

Galeria de Fotos

Turismo rural

Fazenda São João da Prosperidade. Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias.
< >

Navegue pelo Mapa

A fazenda São João da Prosperidade foi fundada no século 19 pelo pioneiro da cafeicultura na região, Antônio Gonçalves de Moraes. Ele era filho do Barão de Piraí, José Gonçalves de Morais, e neto do lendário Cabeça de Cuia, que também se chamava José Gonçalves de Morais. Apelidado de Capitão Mata Gente, Antônio cultivou 256 mil pés de café na propriedade, mantida pelo trabalho de 214 escravos.

Fazenda São João da Prosperidade. Foto: Divulgação.

Na fazenda, há um pouso de tropeiros em pedra (construção que raramente se encontra atualmente), um moinho, um terreiro de café, uma senzala, ruínas e depósitos preservados. Sem o requinte de outras construções dos meados do século, a casa-sede da São João possui paredes externas largas de pedra e internas de pau a pique, um enorme pé direito e telhados inclinados com telhas feitas à mão. O casarão dispõe de 15 quartos, seis salões, um pátio interno e uma cozinha.

A fazenda São João da Prosperidade hoje pertence à Magid Breves Muniz, tetraneta do rei do café Joaquim José de Souza Breves, e tem como principal atividade o turismo rural. A propriedade ainda mantém uma criação pecuária leiteira e de corte, uma fábrica de linguiça, o Museu da Roça, e também investe no reflorestamento de eucalipto. A fazenda participa do circuito do Festival Vale do Café, realizado na segunda quinzena de julho.


Serviço

Endereço: Estrada Barra do Piraí-Ipiabas, Km 7- Ipiabas
Telefone: (24) 2442-3194
Email: fazendaprosperidade@hotmail.com
Site: http://www.fazendaprosperidade.com.br
Horário de Funcionamento:

É necessário agendar a visita.

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações