Fazenda Santa Inês

Patrimônio Material - Miracema


 

Galeria de Fotos

História e Misticismo

O proprietário da Santa Inês, Roberto Lopes, nascido na fazenda em 1934  Foto: Tasso Marcelo/Diadorim Ideias
< >

A fazenda Santa Inês é um dos principais legados históricos de Miracema. Em 2011, foi identificado em suas terras um sítio arqueológico dos primeiros habitantes da região, os índios Puris. Trata-se de uma espécie de oficina onde se elaboravam artefatos como machados.

Antigo engenho de açúcar. Foto: Tasso Marcelo/Diadorim Ideias

Os sinais de polimento e amolação aparecem nas rochas da cascata que corta o terreno. Primeiro do gênero no interior do estado, o sítio foi descoberto pela arqueóloga Nanci de Oliveira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).  "O próximo passo é fazer um mapeamento georreferenciado do local. Possivelmente há outros sítios na região, com mais informações sobre os Puris", aposta Nanci.

Em junho de 2014, a fazenda Santa Inês abre as portas para visitação pela primeira vez. Todo o acervo, uma autêntica lavoura arcaica, está reunido no Centro de Cultura e Memória e inclui também uma variedade de objetos de torturas de escravos. Fazem parte da exposição alguns cômodos do casarão da Santa Inês, de estilo neoclássico; mobiliários do século 19; um antigo engenho de açúcar e a área externa da fazenda de mil hectares.

A Santa Inês guarda ainda uma aura mística. Em 1996, uma vidente teria recebido ali mensagens de Nossa Senhora.  O local da suposta aparição foi transformado em santuário onde é realizada missa semanal e um grupo de miracemenses se reúne para ouvir a Virgem. O proprietário da Santa Inês, Roberto Lopes, nascido na fazenda em 1934, desfia milagres realizados e acredita que a Santa Inês é um lugar especial. "Nossa Senhora disse que, dos quatro cantos do céu, este é o mais habitado pelos anjos. Uma ufóloga também já afirmou que uma nave mãe recebe neste local a visita das naves filhas em viagem pelo sistema planetário".  Belas paisagens e muitas histórias não faltam na Santa Inês. 


Serviço

Endereço: RJ-200, Estrada que liga o distrito de Paraíso do Tobias ao município de São José do Ubá, a 11 km de Miracema
Telefone: (22) 99243-5040 – Carlos Lopes, visitação com agendamento
Email: contato@fazendasantainesrj
Site: www.fazendasantainesrj.com.br

Navegue pelo Mapa

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações