Fazenda Cachoeira Grande

Patrimônio Material - Vassouras


 

Galeria de Fotos

Fazenda foi dote de casamento. Foto: Isabela Kassow / Diadorim Ideias.
< >

Navegue pelo Mapa

Cortada pela "Estrada da Polícia", que antigamente ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais, a fazenda Cachoeira Grande foi dada como dote a Francisco José Teixeira Leite ao casar-se com sua prima, Maria Esméria Leite Ribeiro, em 1820. Não era a maior propriedade da região, possuindo apenas 1.125 hectares, mas foi o princípio da enorme riqueza do futuro Barão de Vassouras. Teixeira Leite reformou a velha casa, dando-lhe o formato de um "T", que dizem ser uma alusão ao seu famoso sobrenome português.

Em 1987, a fazenda foi adquirida pelo empresário e colecionador de arte Francesco Vergara Caffarelli que, ao lado da esposa Núbia, restaurou a casa e abriu  suas portas aos turistas interessados na história da região do Vale do Paraíba fluminense. Ao final da visita à fazenda, é servido  café com pão de queijo, bolo e biscoitos caseiros.

Como outras propriedades da região, a Cachoeira Grande já recebeu a Princesa Isabel e seu marido, o Conde D'Eu. Um elegante jantar lhes foi oferecido pela filha do ilustre Barão de Vassouras. O menu com as iguarias e a carta de vinho da ocasião estão expostos na casa.

Com fachada pintada de rosa, branco e vinho, e rodapé  amarelo, a Cachoeira Grande faz parte do circuito do Festival Vale do Café, realizado na segunda quinzena de julho.


Serviço

Endereço: Estrada RJ 127, km 43
Telefone: (24) 2471-1264
Email: jorge@fazendacachoeiragrande.com.br
Site: http://www.fazendacachoeiragrande.com.br
Horário de Funcionamento:

É necessário agendar visita.

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações