Escola de Samba Bambas do Ritmo

Patrimônio Imaterial - Três Rios


 

Galeria de Fotos

Bambas do Ritmo: samba em Três Rios. Foto: Isabela Kassow/ Diadorim Ideias
< >

Navegue pelo Mapa



É a escola de samba que tem mais títulos: foi campeã 12 vezes, nas competições oficiais. Mas sua história começou antes. Em 1964, a escola vermelha e branco, cria da Acadêmicos do Salgueiro, já se organizava como bloco de rua.

Tornou-se escola de samba em 1972, e dois anos depois já conseguia seu primeiro título de campeã. Para o presidente Fernando Rodrigues Barbosa, o segredo do sucesso da Bambas do Ritmo deve-se à longevidade da escola e ao respeito pela tradição da raiz do samba. "Os grandes sambistas estão todos aqui", orgulha-se Fernando. Para celebrar o centenário em 2014 foi feita uma pesquisa sobre a história da escola, com recuperação de fotos e documentos que serão disponibilizados na página no Facebook.

Hoje a escola  tem 600 componentes, dos quais 80 fazem parte da bateria, com duas rainhas coroadas: Carol e Iara. São Jorge é o padroeiro da Bambas do Ritmo e também o protetor do diretor de carnaval, Carlos Jorge Bastos, na escola desde 1979. 

Sempre preocupada em promover o samba muito além dos dias de carnaval, a Bambas também é responsável por uma série de eventos que alegram Três Rios durante todo o ano. Toda sexta-feira, por exemplo, a sede da escola abre suas portas para shows, dos mais variados ritmos (sertanejo, funk, pagode, e, claro, samba), evento que já recebeu também todas as grandes escolas de samba do Rio de Janeiro, a exemplo do padrinho Salgueiro, da Mangueira, Portela, entre outras.

Essas festas, que lotam a quadra da escola com até 2000 pessoas por edição, foram possíveis graças a uma série de reformas, acontecidas em 2010. "As próprias escolas do Rio ficam encantadas com a nossa sede", diz Fernando, enfatizando a estrutura moderna e confortável que permitiu tornar a Bambas do Ritmo um endereço muito procurado em Três Rios. "A gente acabou contribuindo também para acabar um pouco com o preconceito da alta sociedade com o samba. Hoje nas nossas festas aparece todo mundo", conta Fernando, que lembra que os eventos da Bambas também recebem muitas pessoas de cidades vizinhas, como Comendador Levy Gasparian e Areal.


Serviço

Endereço: Avenida Ruy Barbosa, 1131
Telefone: (24) 8121-3657 (Fernando Barbosa)
Site: http://www.facebook.com/pages/GRES-Bambas-Do-Ritmo/153331484778981

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações