Escola de Dança Maria Olenewa

Destaques - Rio de Janeiro

A Escola Estadual de Dança Maria Olenewa é a mais antiga escola de dança do país e o maior celeiro de bailarinos profissionais para companhias do Brasil e do exterior.  Instalada no Prédio Anexo do Theatro Municipal, no centro do Rio, possui amplas salas para aulas práticas e para aulas teóricas, além de biblioteca e videoteca com completo acervo de livros e vídeos. Estudam hoje nela 250 alunos.

Foto: Divulgação
A Escola foi responsável pela formação de diversos bailarinos que fizeram carreira no Brasil ou no exterior, como Alda Marques, Bibi Ferreira, Ângela Vieira, Bertha Rosanova, Dennis Gray, Helga Loreida, Tâmara Capeller, Roberta Márquez, hoje primeira-bailarina do Royal Ballet de Londres, e Márcia Jaqueline, a primeira-bailarina do balé do Theatro Municipal do Rio.

Foto: Divulgação

A Escola Maria Olenewa pertence à Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro e para fazer parte do quadro de alunos é preciso por um concurso e teste de aptidão que avalia os pré-requisitos físicos, técnicos e artísticos do candidato. O programa de seleção acontece geralmente em outubro.

Endereço: Rua Almirante Barroso, 14 / 16 (Prédio Anexo do Theatro Municipal) - Centro - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2333-4110/ (21) 2332 9129
Email: mariaolenewa@terra.com.br/ eedmo@theatromunicipal.rj.gov.br