Escola de Artes Visuais do Parque Lage

Espaços Culturais - Rio de Janeiro


 

Referência no ensino das Artes, a Escola de Artes Visuais tem suas aulas dentro do Parque Lage, ponto turístico da capital onde é possível estar em contato com um pedaço preservado da mata atlântica.

Parque Lage. Foto de Divulgação

Fundada pelo artista plástico Rubens Gerchman em 1975, a EAV ocupa o espaço da mansão que foi residência do armador Henrique Lage, um prédio em estilo eclético tombado pelo IPHAN.

Voltada para o ensino de arte contemporânea em sua forma mais abrangente, suas aulas misturam várias vertentes da arte com música, teatro, dança, cinema, vídeo, fotografia e novas tecnologias.

Devido a essa mistura sem preconceitos, a EAV foi e continua sendo palco para iniciativas ousadas e grande estimuladora do pensamento artístico. Nos 80 e 70, era um centro de libertação das amarras da ditadura, tendo promovido encontros de poesia marginal, exposições de fotografia, exibição de filmes censurados através do cineclube Cineave, montagens teatrais, shows de grandes artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Milton Nascimento, além de ter sido a sede da primeira revista gay do Rio de Janeiro, intitulada Lampião.

Atualmente, abriga o Núcleo de Arte e Tecnologia (NAT-EAV), com ênfase em trabalhos que integrem artes, mídias móveis e redes virtuais. Tem também um núcleo de documentação com biblioteca e acervo sobre artes e artistas em geral, além do espaço das Cavalariças, onde são expostos os trabalhos realizados na escola.


Serviço

Endereço: Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico
Telefone: (21) 3257-1800 / 3257-1822
Email: eav@eavparquelage.org.br
Site: http://www.eavparquelage.rj.gov.br
Horário de Funcionamento:

Seg a qui, de 9h às 22h. Sex a dom, de 9h30 às 12h30. As Cavalariças ficam abertas diariamente, de 9h às 17h. A Biblioteca funciona de seg a sex, de 10h às 17h.

Navegue pelo Mapa

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações