Ensaios das escolas de samba

Agenda Fixa - Rio de Janeiro


 

Galeria de Fotos

< >

Navegue pelo Mapa

No Rio de Janeiro, a festa das escolas de samba começa muito antes do carnaval. Os ensaios para o desfile no Sambódromo dos grupos A, B e Especial acontecem a partir do meio do ano e as quadras das escolas abrem as portas para foliões de todas as idades esquentarem os tamborins.

 Ensaio de rua da Unidos de Vila Isabel. Foto: Cris Isidoro/ Diadorim Ideias

Os ensaios de quadra reúnem jovens, comunidade, turistas e famosos em concorridas festas, onde as rainhas da bateria e musas das escolas costumam ser presença fixa. É preciso checar a programação com as escolas, que, além do samba, consolidaram-se no roteiro carnavalesco com outros atrativos. Algumas dicas: Salgueiro (azaração); Vila Isabel (gente bonita), Mangueira (ponto turístico). Na Mocidade Independente e na Portela, o samba é o grande protagonista, com destaques para a bateria e os sambistas tradicionais.

Uma novidade tem marcado os últimos carnavais do Rio. Algumas escolas passaram a realizar o ensaio técnico para o desfile no Sambódromo nas ruas da cidade. As agremiações costumam sair em peso, com seus mais de três mil integrantes, todas as alas e instrumentos. Só não saem fantasiados. A festa contagia moradores e turistas e faz bairros inteiros caírem no samba. Foi assim em 2012 com a Unidos de Vila Isabel, cuja concentração começou às 21h, no início do Boulevard 28 de Setembro. A escola atravessou toda a avenida e terminou o desfile na quadra, com os foliões suados, emocionados, entre risos e lágrimas.

Quem preferir, pode acompanhar os ensaios técnicos das escolas de samba na Avenida Marquês de Sapucaí, onde acontece o desfile oficial de carnaval. Eles também são abertos ao público.

Veja a programação de cada escola: Acadêmicos do Salgueiro, Estação Primeira de Mangueira, Mocidade Independente de Padre Miguel, Portela, Acadêmcios do Grande Rio, União da Ilha, Beija-Flor de Nilópolis, Imperatriz Leopoldinense, Unidos do Porto da Pedra, Renascer de Jacarepaguá, São Clemente, Unidos da Tijuca


Acompanhe toda a programação do Carnaval no Guia Oficial do Rio.


Serviço

Quando:

De setembro a março.


Endereço: Boulevard Vinte e Oito de Setembro Rio de Janeiro - RJ

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações