Edinar Corradini

Gente - Teresópolis


 

Galeria de Fotos

< >

Navegue pelo Mapa

De família muito respeitada na cidade ? seu bisavô foi o primeiro prefeito de Teresópolis -, Edinar Corradini criou seu próprio caminho ao buscar a comunicação com o público infantil. Seu trabalho com as crianças começou quando, formada em Estudos Sociais, lecionou em escolas públicas e particulares - atividade que exerceu até 2010. Essa relação especial ganhou força em 1970: aos 34 anos, já casada e com filhos, Edinar recebeu o convite da professora Belks Morgado para fazer o papel da boneca Emília, do Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. O sucesso foi tamanho que, até hoje, aos 75 anos, esbanjando boa forma e energia, ela ainda vive a personagem, além de acumular as experiências e técnicas dos 63 cursos de teatro, dança e contadores de história que fez.

Dentre eles, destaca-se o de Artes Cênicas, ministrado pelo ator Nino Honorato, durante os anos 1970. Com ele, Edinar estreou em A Vida de Cristo, espetáculo que foi a semente para os autos de Natal e da Paixão de Cristo que ela encena, anualmente, em Teresópolis e nas cidades vizinhas, com os atores da Companhia Teatral Fantasia, que dirige desde 1979, em parceria com a filha, Vanize Claussen. Contemporâneos, seus autos de Natal têm personagens como a mendiga e o menino de rua, misturando atores em aprendizagem e profissionais e mesclando mensagens religiosas ao futebol.

Uma das encenações que realizou, em 1997, no Ginásio Pedro Jahara, reuniu 6 mil espectadores e colocou 80 atores em cena. Edinar também é reconhecida por outras montagens, como Pluft, o Fantasminha, de Maria Clara Machado; Flicts, de Ziraldo; e O Pequeno Príncipe, de Saint Exupéry. Além de espetáculos de outros autores, ao longo da carreira, ela encenou cinco peças infantis de sua autoria. A Companhia Teatral Fantasia é pioneira em Teresópolis e  foi referência para outros grupos que surgiram depois, como o Pirlilin, de Osair Furtado, que interpreta um palhaço. Até hoje, Edinar ministra aulas que incluem massagem, relaxamento e musicoterapia, e que não só a levaram para dar um curso em Portugal como abriram as portas de palcos brasileiros e europeus para seus ex-alunos. "Crio para que voem", ela diz. Como reconhecimento por seu trabalho, a Câmara Municipal de Teresópolis lhe concedeu o título de Primeira Dama do Teatro.


Serviço

Endereço: Teresópolis - RJ
Telefone: (21) 2642 4710
Email: edilluz@gmail.com

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações