Centro Cultural Donana

Espaços Culturais - Belford Roxo


 

Galeria de Fotos

< >

Navegue pelo Mapa

É um espaço bem alternativo, referência cultural em Belford Roxo. O cantor de reggae Jimmy Cliff passou por lá, deu voltinhas de bicicleta pelas ruas da cidade, teria dito que ali era a Jamaica. Muitos brasileiros famosos também circularam pelo Centro Cultural, que abriu as portas ainda na década de 80, passou por tempos difíceis e reabriu oficialmente em 2009.

Centro Cultural Donana: referência cultural em Belford Roxo. Foto:Isabela Kassow/Diadorim Ideias

A história do Centro Cultural Donana começou quando a rezadeira Dona Ana e o marido, o comerciante José, resolveram criar um espaço, no próprio quintal da casa onde moravam, voltado para as artes e a alfabetização de crianças, jovens e adultos. Eram os tempos do Mobral, o Movimento Brasileiro de Alfabetização. Os dez filhos do casal, devidamente influenciados pela rica atmosfera cultural do espaço,  deram continuidade ao trabalho.

Um dos herdeiros é Dida Nascimento, que hoje comanda o Centro Cultural Donana junto com uma trupe grande de artistas de origens distintas, mas todos com os pés na Baixada. Segundo ele, bandas como Cidade Negra e O Rappa são crias do Donana.

O Centro Cultural promove oficinas, debates, palestras, apresentações musicais e exibição de filmes em um cineclube. Há  exposição permanente de trabalhos de artistas da Baixada Fluminense, além de uma mostra sobre as trajetórias de bandas e músicos que nasceram no quintal da casa, como KMD5, Cabeça de Nego, Nocaute e Negril.


Serviço

Endereço: Rua Aguapei, 197, Piam
Telefone: Responsável, Dida Nascimento: (21) 2662-2373 / 9593-3099
Email: didanascimento@yahoo.com.br
Site: http://www.donana.org.br
Horário de Funcionamento:

Seg a sex, de 10h às 12h e de 14h às 17h
Em dias de evento, a casa fica aberta até mais tarde

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações