Dona Olinda

Gente - São Gonçalo


 

Galeria de Fotos

Vó sambista

Foto: Isabela Kassow/ Diadorim Ideias
< >

Navegue pelo Mapa

Olinda Gama de Carvalho, nascida em 1926, recebeu em 2005 seu primeiro título de Vó Sambista da Associação da Velha Guarda das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Em 2009, o título tornou-se vitalício.

Presidente da Velha Guarda da escola Porto da Pedra desde 2000, Dona Olinda conheceu o samba aos quatro anos, na quadra da Portela. Mas sua escola de coração foi por muitos anos o Império Serrano. Ela frequentou a escola até o marido, ciumento, pedir que ela parasse, em 1948.

Quase 40 anos depois, em 1984, Dona Olinda avisou ao marido: "No carnaval do ano que vem, eu vou sair". Dito e feito: em 1985 ela desfilou na ala das baianas do Império Serrano, onde ficou por quase dez anos.

Dona Olinda mudou-se para São Gonçalo em 1989. Em 1995, trocou a Império pela Porto da Pedra. Em 1996, saiu na ala das baianas e no ano seguinte integrou a Velha Guarda, a quem chama de família. "Tenho muito carinho por todos e todos têm muito carinho por mim", conta.

Sua casa é repleta de títulos, troféus, menções honrosas, certificado de personalidade do samba e moções de aplauso da Assembléia Legislativa do Rio, que mostram o quanto ela é querida no mundo do samba.

Em 2012, a sambista foi tema do samba-enredo da Unidos do Porto Novo, outra escola de São Gonçalo. Com quatro filhos, nove netos e 13 bisnetos, Dona Olinda passou o amor ao samba para a família.

A neta Léia Cristina foi passista da Portela em 2014 destaque da União de Jacarepaguá; o neto Roberto Vinicius já foi o segundo mestre-sala da Império Serrano. É de autoria de Vinicius o samba-enredo em homenagem à avó para a Porto Novo-  A Resistência da Estrela Negra Olinda Gama, gravado pelo "puxador de samba" Luizinho Andanças.

Estrela Negra foi o título que Dona Olinda recebeu em 1944, ao bater os recordes brasileiros de atletismo no revezamento 4x200 e nos 200 metros rasos, e faz jus ao samba feito pelo neto: "A vovó sambista esta aí/ É baluarte na Sapucaí".


Serviço

Endereço: Travessa João Silva 211 / casa 7 - Porto da Pedra
Telefone: (21) 3049-3909 / 992432411

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações