Ditinho Cirandeiro

Gente - Paraty


 

Seu Ditinho é cirandeiro e também canoeiro. Foi o primeiro pescador a erguer uma casa na Ilha das Cobras, onde ele vive desde 1970. Um homem vaidoso. Para subir no palco, tem de estar bonito. Barba feita, calça comprida e camisa de botão. É para abrir o peito, diz Benedito Ricardo de Jesus, que toca ciranda no grupo Sete Unidos, inventa letras e não escreve nada. "Nada, lembro de tudinho". E garante que nem precisa de ensaio. Quando o grupo tem compromisso, vai e toca.

Seu Ditinho, cirandeiro de Paraty. Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias
Seu Ditinho já plantou cana para fazer cachaça e faz e conserta canoa ainda hoje. Tem carteira de pescador, a profissão de documento que ele abandonou quando entraram os atravessadores no mercado. "Na época da construção da estrada Rio-Santos, todo mundo queria ser pescador. Até o padre foi vender peixe, a concorrência ficou desleal". Seu Ditinho foi plantar na roça. Banana, mandioca, milho, feijão. "Não é brincadeira nem mentira, nem invenção, não, tudo tinha nessas terras", ele atesta. Mas vendia pouquinho e era tudo barato. Ainda assim a vida era boa. "A gente plantava, jogava futebol, pescava, fazia bloco de carnaval, organizava baile com reza e dança. Para dançar tinha de rezar primeiro, era assim, antigamente. A gente fazia bloco de carnaval durante o dia e ainda pedia uma casa para dançar de noite. Isso era o carnaval. Como a cidade era alegre".

Ditinho tem 72 anos e é casado com Dona Maria desde os 21. Casal unido na festa e no Bloco Cana Verde, que saía no Tucupê, e tinha estandarte, instrumento de corda, camisa amarela e calça verde costuradas pela dona Maria, que sabia de todos os passos do marido. Até os que ele não contava. As lembranças do Seu Ditinho vão longe. E ele gosta de contar. Os blocos foram extintos, ficou a ciranda como animação. No grupo Sete Unidos, ele canta e toca viola com os irmãos, os cunhados e os filhos. É da família.


Serviço

Endereço: Ilha das Cobras - Paraty
Telefone: (24) 3371.0209

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações