Dançando Para Não Dançar

Destaques - Rio de Janeiro


 
A Associação Dançando Para Não Dançar dá aulas de balé clássico para 480 crianças e jovens de treze comunidades do Rio de Janeiro - Cantagalo, Pavão-Pavãozinho, Rocinha, Mangueira, Chapéu-Mangueira, Babilônia, Macacos, Tuiuti, Jacarezinho, Salgueiro, Dona Marta, Oswaldo Cruz e Borel. Os dançarinos apresentam-se em espetáculos em espaços públicos, teatros, instituições públicas e privadas. Ao término do ano, é organizada uma grande apresentação que reúne todas as comunidades atendidas e convidados especiais.

A Associação é ponto de cultura e já integrou à Escola de Dança Maria Olenewa, do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, mais de uma centena crianças. Alguns destes alunos fizeram especializações em escolas de dança no Brasil e no exterior e outros hoje são monitores da Associação. A Dançando para Não Dançar tem várias histórias de sucesso para contar. Em 1998, Bárbara Mello, da comunidade do Cantagalo, fez uma especialização de cinco anos na Staatilicher Balletschule Berlin, na Alemanha. Dançou em pelo menos três companhias de balé alemãs e hoje é solista no teatro alemão de Dortmund. Já a colega Márcia Freire, do Pavão-Pavãozinho, fez especialização no Balé Nacional de Cuba, integrou o Centro Cultura Ópera Brasil, de Fernando Bicudo; foi contratada do Ballet Stagium, de São Paulo, e do Ballet Kiel, da Alemanha. Ingrid Silva, da Mangueira, foi selecionada para o Teatro de Dança do Harlem, em Nova Iorque.

Além das aulas de dança, as crianças têm aulas de inglês, alemão e reforço escolar. Contam com assistência médica, odontológica, acompanhamento psicológico e fonoaudióloga. O investimento em sua formação não pára por aí. Os alunos são inscritos pela Associação para audições no Brasil e no exterior, e concursos públicos; podem receber bolsas de estudos em faculdades, cursos pré-vestibulares e profissionalizantes.

 

Serviço

Endereço: Rua Frei Caneca, 139 - Centro
Site: http://www.dancandoparanaodancar.org.b

Navegue pelo Mapa

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações