Projeto Cordel Com a Corda Toda

Destaques , Patrimônio Imaterial - Nova Iguaçu

Criado em 2010, o projeto Cordel com a Corda Toda pretende espalhar a literatura de cordel pela Baixada Fluminense a partir de Nova Iguaçu, onde está instalado. As aulas, oficinas, palestras e intervenções que têm como base o cordel vão a escolas das redes estadual e municipal e a também a espaços culturais.

O objetivo dos autores é disseminar a expressão tipicamente nordestina e utilizar o repertório da manifestação como forma de estimular o aprendizado da língua portuguesa.

Além de interferências cênicas, os participantes fazem xilogravura, composição de cordéis, rodas de declamação e participam de conversas com artistas e pensadores da cultura popular.

O Cordel Com a Corda Toda se tornou um pontinho de cultura e realizou, em 2011, o primeiro Festival da Cultura Popular. Durante quatro dias, no mês de julho, a programação pautada pela rima, a métrica e a musicalidade incluiu exposição de fotografias, palestras, esquetes, oficinas de xilogravura, exibição de documentário e apresentação dos trabalhos dos alunos que frequentam as oficinas.

O projeto conta com apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Nova Iguaçu, patrocínio da Eletrobrás, e diálogo com a Academia Brasileira de Cordel, no Rio de Janeiro.

Site: http://projcordelcomacordatoda.blogspot.com