Centro Popular de Conspiração Gargarullo

Espaços Culturais - Miguel Pereira


 

Galeria de Fotos

Centro Popular de Conspiração Gargarullo.  Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias
< >

Navegue pelo Mapa

Luminária do CPC Gargarulho. Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias
Segundo seus criadores, Gargarullo, 'na linguagem dos indomáveis', significa 'movido a sonhos'.

E é assim que o CPC Gargarullo funciona desde 2007, quando foi inaugurado com o intuito de promover atividades culturais na cidade e estimular o pensamento crítico na população. O centro cultural é Ponto de Cultura: realiza cursos e oficinas de teatro, dança, música, canto, línguas, yoga, capoeira e artes plásticas, além de contar com biblioteca e cineclube, operado através do programa Cine Mais, do Governo Federal. Também abriga residência artística do grupo teatral Zecora Ura e disponibiliza diferentes espaços para apresentações artísticas. O CPC Gargarullo é o grande espaço cultural da cidade onde se reúnem os artistas e centraliza as atividades culturais.

No Natal, por exemplo, é nas janelas do CPC que o coro e os músicos se apresentam: a Cantata de Natal, com coro adulto e infantil, instrumentistas e solistas é apresentada em dois dias nas varandas e na Praça da Bandeira.  O Gargarullo recebe artistas da região e de outras partes do Brasil e do mundo fazendo de Miguel Pereira uma referência teatral. Conta com três espaços cênicos e hospedagem com 12 quartos. Além disso, dispõe de instalações para residência artística em área de proteção ambiental, a Reserva Gargarullo. São cerca de 37 alqueires de reserva à margem da Reserva Biológica do Tinguá. Os trabalhos da residência artística são realizados em uma Kalari (inspirada pelo modelo indiano) e na paisagem. O objetivo do trabalho é reunir artistas, curadores, técnicos, programadores, estudantes e público interessado na formação de uma massa crítica que pense relações humanas livres para uma vida melhor.

No Cinetheatro Gargarullo, com 61 poltronas, o palco é em modelo italiano (4,5 metros de boca e 4,5 metros de profundidade) com ribalta. Os sistemas de luz e som são operados por computador. Já o Teatro Tadeusz Kantor, todo revestido na cor preta, é batizado com o nome do pintor, cenógrafo e dramaturgo polonês que revolucionou a arte teatral nas décadas de 1950 a 1990. É um teatro de arena, com cerca de 16 metros quadrados e capacidade para 40 lugares. O Espaço Branco em área coberta de 14 por 15 metros tem capacidade para 100 pessoas, com bancos, cadeiras e mesas removíveis. Abriga café-concerto, teatro de bonecos, shows musicais, projeção de vídeos, exposição de artes plásticas, pista de dança,  oficinas de arte, com iluminação natural.


Serviço

Endereço: Avenida Roberto Silveira, 619
Telefone: (24) 2484-2286 / 2484-1348
Email: CPC@gargarullo.com.br
Site: http://www.gargarullo.com/br/
Horário de Funcionamento:

Funciona diariamente e a maioria das atividades é gratuita.

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações