Companhia Teatral Zecora Ura

Destaques - Miguel Pereira


 

Navegue pelo Mapa

A Companhia Zecora Ura já montou 13 espetáculos, muitas vezes envolvendo artistas de até dez países. O nome faz referência ao talento multicultural do grupo ? zecora significa zebra, em latim, e ura, 'o lado escondido', em japonês.  

O diretor Jorge Lopes Ramos: Isabela Kassow/Diadorim Ideias

A companhia foi criada em 2001, em Londres, na Inglaterra, e em  Miguel Pereira, com a finalidade de descobrir atores que atuassem nas linhas de pesquisa da capoeira angolana e da dança butô japonesa. Seu diretor, Jorge Lopes Ramos, mora em Miguel Pereira desde os 12 anos de idade e estudou teatro na Inglaterra.

O foco da Zecora Ura é a capacitação de artistas autônomos com apoio de uma rede de colaboração nacional e internacional, através de parcerias com o Instituto Britânico. São realizados intercâmbios a longo prazo, com o DJ Dolores, em Recife; Mestre Urias, em São Luis do Maranhão; Alester Elbeck, em Liverpool; e Persis-Jade Maravala, britânica de origem iemenita, que mora em Londres e é co-diretora de todos os projetos da companhia.

A Zecora Ura fica baseada metade do ano em Londres e os outros seis meses em Miguel Pereira, no Centro Cultural Gargarullo, onde realiza residência artística. A companhia recebe todo ano entre 10 e 20 artistas da Europa, que trazem seus próprios projetos e no final apresentam ao público o resultado desse processo. O carro-chefe da Zecora Ura é o espetáculo Hotel Medeia, que envolve uma equipe de 30 pessoas, a metade brasileira.

A companhia apresentou o espetáculo em Londres, Rio de Janeiro, Paty do Alferes, Miguel Pereira e Vassouras. Hotel Medeia dura seis horas, reúne diferentes mídias com música eletrônica, e a plateia interage do início ao fim. O público dança jongo, veste pijamas e abraça ursinhos de pelúcia; despe, lava e pinta os corpos dos personagens Jasão e Medeia, preparando os dois para o casamento. "Não é um olhar folclórico nem voltado para o exótico. É uma reutilização de elementos da cultura popular aplicados na dramaturgia", explica Jorge Lopes Ramos.


Serviço

Endereço: Avenida Roberto Silveira, 619, Centro, Miguel Pereira, RJ
Telefone: (24) 2485-8000
Email: jorgelopesramos@gmail.com
Site: http://www.zecoraura.com/br/inicial/

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações