Companhia Folclórica Boi de Miracema

Patrimônio Imaterial - Miracema

Boi, bonecas e bicho-papão

Companhia Folclórica Boi de Miracema.   Foto: Cris Isidoro/ Diadorim Ideias

A Companhia Folclórica Boi de Miracema  encantou o público do Theatro Municipal do Rio na festa do Prêmio de Cultura 2011. O grupo é um dos grandes destaques da cena cultural de Miracema. Quem comanda a Companhia e rege os músicos é o exigente Mestre Xavier, que gosta de observar de longe as evoluções do duelo de bastões, do batuque da percussão e do bailado das baianas. "É lindo ver todo mundo dançando em harmonia, tentando puxar o rabo do boi", emociona-se o líder do Boi de Miracema, que pertence  à Associação Grupo Sociocultural Cara da Rua.

A indumentária dos personagens fantásticos que compõem a Companhia é produzida pelos próprios integrantes, com materiais como papel machê, peças de chitão e tampas de garrafa pet. Tem boi, bonecas, mulinha e o jaraguá, uma espécie de bicho papão do folclore fluminense. A trupe é acompanhada de sanfonas, pandeiro, bumbo, chocalho, caixa e triângulo. O protagonista é o boi, que brinca por ruas e praças encantando e assustando as crianças. A encenação traz elementos do  Mineiro Pau, dança com bastões que nasceu entre os escravos, nos terreiros de café.

Endereço: Associação Cara da Rua: Rua Laurindo Alvim Pereira, 420, Cruzeiro
Email: caradarua@yahoo.com.br