Coletivo Telemilênio

Destaques - Nova Friburgo


 

Os jovens diretores do coletivo audiovisual Telemilênio, Victor Neves, Luciano Santos e Lívia Araújo têm sempre na mochila uma câmera portátil de filmagem, microfone e DVDs. Qualquer espaço público de Nova Friburgo pode render uma boa locação. 

Luciano, Livia e Victor, do coletivo Telemilênio. Foto: Tasso Marcelo/Diadorim Ideias

O Telemilênio tem duas minisséries de ficção atualmente em exibição semanal no canal a cabo CineBrasil:  Meu Anjo   Suburbanda. E mantém contrato com 19 emissoras que retransmitem suas produções para 160 cidades no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Paraná, em Santa Catarina e em São Paulo. O trio descobriu um formato que tem dado certo. As tramas falam do cotidiano dos jovens, com linguagem adolescente e muita música, feita por bandas independentes da região.

Os episódios incluem entrevistas com o elenco e reportagens de bastidores. O coletivo nasceu com uma brincadeira de tv na escola, em 2006. Em 2011, o grupo exibiu a primeira série, Alta Conexão, em TVs locais. "A gente ligava e marcava de mostrar o projeto. Por serem emissoras pequenas, não era difícil de chegar. Nossas séries eram exibidas de graça. A nossa felicidade era de estar na TV", conta Neves, responsável pelos textos, roteiros e direção das gravações.

Filmes sobre os dramas e o cotidiano dos jovens. Foto: Tasso Marcelo/Diadorim Ideias

No início, as filmagens eram feitas em celular, fitas VHS, fitinhas reutilizadas até gastarem. E tudo na base da vaquinha. Com o sucesso das séries, o grupo aperfeiçoou a técnica e adquiriu equipamentos mais sofisticados. Os recursos ainda são limitados. O Telemilênio não tem sede própria e o material é editado por Neves e Santos em casa, em programas de computador. Conta, porém, com um cast de atores no Rio de Janeiro e em Nova Friburgo selecionados pela rede social Facebook. 

Neves é formado em jornalismo; Lívia é professora de Libras e somente Santos fez curso para ator. Os três, no entanto, se revezam atuando. Além das séries no ar, o coletivo produziu dois filmes e já tem fã-clube nas cidades onde passam as séries. 

 

 


Serviço

Telefone: (22) 992263131
Email: contato@telemilenio.com.br
Site: https://pt-br.facebook.com/telemilenio

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações