Claudio Aurino de Carvalho

Gente - São José do Vale do Rio Preto


 
Músico da Lira Santa Cecília, Claudio também atua fazendo documentários e pesquisas sobre personagens folclóricos de São José do Vale do Rio Preto.O escritor, que já colaborou com a Associação Calçada da Cultura, busca registrar a memória local com suas obras, e já escreveu livros sobre a história de três moradores marcantes da cidade - Tom Jobim, Tião da Suda e Teteco."Tom Jobim em São José" é uma pequena biografia sobre o músico, que passou a infância em São José do Vale do Rio Preto, e aborda sua relação com a cidade.

Outro personagem local homenageado pela escrita de Claudio foi Tião da Suda, o Sebastião Rufino de Jesus. Pasteleiro e doceiro, Tião ficava sempre na porta de uma escola, com uma cestinha cheia de gostosuras. Vendia fiado e botava apelido em todo mundo. Também inventava muitas charadas, objeto do livro escrito por Claudio.

Teteco foi outra figura da cidade cuja memória foi preservada pelo escritor. Sambista e cozinheiro, Teteco se orgulhava de ter preparado pratos ? strogonoff, frango grelhado com batata palha e uma variedade de peixes com batatas cozidas ? para a Rainha Elizabeth degustar, quando trabalhou no Quitandinha. Tocava tamborim e foi fundador da Escola de Samba Unidos de Santa Fé, da qual chegou a ser enredo por duas vezes. Passou temporada no Rio de Janeiro e, na boemia da Lapa, onde era conhecido como Marrom. O lendário Madame Satã, famoso malandro homossexual, foi o responsável pelo ingresso de Teteco na profissão de cozinheiro. Ele conseguiu para o amigo emprego de faxineiro em um barco. Em pouco tempo, Teteco pode mostrar a todos seus dotes culinários.

Serviço

Endereço: São José do Vale do Rio Preto
Telefone: (22) 9224-3004
Email: carvalhoclaudiosaojoserj@yahoo.com

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações