Clarêncio Rodrigues

Gente - Cabo Frio


 

Galeria de Fotos

Quem Canta e Conta, encanta

< >

Navegue pelo Mapa

Desde 1981, o grupo Sorriso Feliz Criações Artísticas apresenta espetáculos de marionetes na região dos Lagos, além de organizar, desde 1987, o Festival Nacional de Teatro de Bonecos, Bonecart. Seu maior sucesso é a montagem Minha Favela Querida, em cartaz desde 1990.

O espetáculo tem mais de 50 bonecos,  retrata o cotidiano dos moradores de uma comunidade, e ganhou vários prêmios nacionais. O trabalho também ficou em cartaz em temporadas no Teatro Villa Lobos, no Rio, e no Teatro Brasileiro de Comédia, em São Paulo.

Foto: Cris Isidoro/Diadorim Ideias

Fundador do grupo Sorriso Feliz e agraciado em 2011 com o troféu Cultura no Teatro, Clarêncio Rodrigues nasceu em Cabo Frio e especializou-se na técnica dos bonecos movidos a cordel. Aos 9 anos, a irmã o levou para um passeio no parque de diversões e lá se encantou com as marionetes. Desde cedo Clarêncio passou a criar seus próprios bonecos e em 1979 fundou com parentes e amigos o grupo Sorriso Feliz.

Os bonecos  eram feitos de garrafas pet e Clarêncio  apresentava-se com seu grupo apenas em festas de aniversário e casamentos. Hoje o filho Ramon Rodrigues o acompanha na empreitada de divertir e encantar crianças com as marionetes. Juntos pai e filho fazem o espetáculo Quem Canta e Conta, Encanta, em que as marionetes interpretam personagens pitorescos da cidade.

O artista autodidata conviveu com os dois tradicionais bonequeiros da região, Antônio de Gastão e Zé Barbosa, já falecidos. A arte bonequeira floresceu em Cabo Frio graças à essa dupla de artistas que atravessava Búzios e ia até Arraial do Cabo, muitas vezes em lombo de burro,  apresentando suas brincadeiras.

Os bonecos de Gastão e Zé Barbosa, feitos a princípio em madeira e depois em isopor, tinham vida dramática e personalidade. Gastão teve um livro publicado pela Funarte em 1986, Pescador de Cabo Frio, com seus depoimentos. O título foi lançado quando o artista tinha 76 anos e consta na bibliografia sobre patrimônio imaterial recomendada pelo Inepac.


Serviço

Quando:

Terça a domingo 


Endereço: R. Jorge Lossio, 453 - Espaço Sorriso Feliz
Telefone: (22) 2645-3079
Horário de Funcionamento:

Espetáculos às 19h30 e 20h30

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações