Cineclube Tupinambá

Destaques - Araruama


 

Galeria de Fotos

< >

Depois de realizarem uma oficina de cinema em 2007, os jovens Felipe de Oliveira e Henrique Formigão estrearam seu primeiro documentário, Antes que a casa caia, que recebeu o prêmio Júri Popular na mostra de cinema e vídeo com temática ambiental Mova Caparaó (ES).

Felipe (à esq) e Formigão. Foto:Cris Isidoro /Diadorim Ideias.
O troféu conquistado pela dupla já rodou pela creche, pela escola e por várias casas de moradores do distrito de Morro Grande, onde se passa o filme.  Felipe e Formigão denunciam o impacto de uma pedreira de mineração na região; mostram como as constantes explosões provocaram rachaduras nas casas e afetaram a saúde da comunidade.

Depois da premiação, Felipe e Formigão montaram em Araruama o Cineclube Tupinambá , que exibe títulos sobre educação e cultura em sessões fixas em Morro Grande e sessões itinerantes pela zona rural de Araruama, seguidas de debates com os moradores.  Com recursos de um bingo organizado na comunidade, conseguiram comprar o equipamento para projetar os filmes. O nome Tupinambá é uma referência aos índios que ocuparam no passado a região -  Morro Grande preserva um importante sítio arqueológico indígena.

Os jovens cineastas também concorreram em edição do Festival do Minuto com o vídeo De saco cheio!, que  usa o humor para mostrar em apenas 60 segundos o que poderia acontecer caso a natureza reagisse às intervenções humanas.


Serviço

Endereço: Araruama, Morro Grande - Rio de Janeiro
Telefone: (22) 98809-4247 (Henrique Formigão)

Navegue pelo Mapa

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações