Chuvisco

Patrimônio Imaterial - Campos dos Goytacazes


 

Galeria de Fotos

< >

Navegue pelo Mapa

O chuvisco já foi tema de teses e pesquisas em universidades campistas. Em 2011, foi tombado como patrimônio imaterial da cidade pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal (Coppam). O doce é parte da culinária portuguesa e chegou ao Rio com a vinda da Família Real,  em 1808. Diz-se que os portugueses utilizavam claras de ovos para engomar as roupas e, para aproveitar as gemas, faziam o chuvisco. 

A receita foi parar em Campos mais de cem anos depois, pelas mãos de Nilze Teixeira de Vasconcellos, a Mulata Teixeira. Conta-se que os ex-presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek teriam saboreado a guloseima da Mulata Teixeira quando visitavam Campos. 

Cristalizado, caramelado, em calda, com nozes, passas ou chocolate, ele é produzido em larga escala por fábricas do município e também de forma artesanal por pequenas docerias. 

A Doces Caseiros Boas Novas vende desde 1983 chuviscos fresquinhos, preparados na cozinha ao lado da loja. É mantida por  Leda Marins, nascida em 1933, e o marido  Geraldo, três anos mais velho. Leda trabalhou na fábrica de melados do avô e diz ter feito os chuviscos do próprio casamento, em 1957. É ela quem comanda os tachos com ajuda de uma funcionária. 

As gemas são batidas pelo menos cem vezes até a massa engrossar. De cholherinha em colherinha, o doce é frito na calda de açúcar três vezes. "Passo o chuvisco no primeiro tacho pra ressecar. No segundo, pra incorporar o açúcar. E no terceiro, para ficar molhadinho", ensina Leda. A doceria vende outras guloseimas típicas de Campos. Mas os chuviscos são o carro-chefe. Recentemente Leda enviou chuviscos para um cliente campista que mora no Japão. Saudades da terrinha.

 


Serviço

Endereço: Rua Lacerda Sobrinho, 108, Centro
Telefone: (22) 2723-9847
Horário de Funcionamento:

Seg à sex, de 8h às 17h30

Sábado, de 9h às 12h

 

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações