Centro Histórico

Patrimônio Material - Santa Maria Madalena


 

Galeria de Fotos

Casa típica do centro histórico de Santa Maria Madalena. Foto: Cris Isidoro/Diadorim Ideias
< >

A bucólica Santa Maria Madalena preserva um dos conjuntos paisagísticos mais belos do estado. No centro histórico, figuram sobrados centenários, chalés ajardinados característicos dos séculos 19 e início do 20, quando a cidade viveu seu período áureo, dinamizada pelo ciclo do café. Pelas ruas de pedras, cujo traçado ainda é o original,  já passaram barões e baronesas, grandes proprietários de terra e elegantes damas em suntuosas carruagens. Ali também passaram  escravos transportando sacas de café ou oferecendo aos pedestres jornais e lascas de rapadura.

O conjunto é emoldurado por montanhas e uma considerável parte de Mata Atlântica ainda conservada. Alguns prédios históricos de destaque encontram-se na Rua Gwyer de Azevedo.

Por seu inestimável valor histórico, o centro de Santa Maria Madalena está em fase de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 2007. Segundo a presidente da Casa de Cultura, Elaine Sampaio Leite, depois de uma fase inicial de estudos e visitações na cidade, foi elaborado um processo que encontra-se atualmente no aguardo do parecer da presidente do Iphan para ser oficializado. No momento, são tombados, por decretos municipais, o prédio da própria Casa de Cultura e o Estádio Municipal João Caputo Soares.


Serviço

Endereço: Rua Gwyer de Azevedo, Centro, Santa Maria Madalena

Navegue pelo Mapa

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações