Centro de Cultura Raul de Leoni

Espaços Culturais - Petrópolis

É um complexo cultural inaugurado em 1977. O prédio de três andares, em concreto e vidro fumê, foi tombado em 1980 pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), e abriga o projeto Ciranda das Artes, que oferece aulas de música, dança, teatro, desenho, pintura, ioga, artesanato e artes plásticas para mais de 700 alunos de todas as idades.

O Centro de Cultura conta com o Teatro Afonso Arinos, de 150 lugares, onde acontecem apresentações de teatro, música e dança, com prioridade para os grupos locais. Também funciona no prédio a Biblioteca Municipal Gabriela Mistral, considerada a terceira maior do estado, com grande acervo raro e que também disponibiliza publicações em braile.

O cinema do complexo, o Cine Humberto Mauro, com 56 lugares, exibe programação gratuita de filmes nacionais e internacionais selecionados pela Fundação Municipal de Cultura. Já na sala de música Guiomar Novaes acontecem os ensaios do Coral Municipal de Petrópolis e as aulas de música e dança da instituição.

As três salas de exposição do Centro ? as galerias Djanira, Van Dijk e Aloysio Magalhães ? e o chamado espaço alternativo, o corredor do Centro Cultural, recebem exposições de artistas plásticos nacionais, durante todo o ano. Há também duas salas multiuso. O Centro de Cultura possui ainda um centro de informação ao turista e uma sala de internet comunitária. O prédio também é sede da Fundação de Cultura e Turismo e da Biblioteca Municipal.

Endereço: Praça Visconde de Mauá, 305, Centro, Petrópolis - RJ
Email: centrodeculturarauldeleoni@gmail.com / centrodeculturarl@gmail.com
Horário de Funcionamento:

Exposições: ter a sab, das 13h às 18h. Dom e feriado, das 12h às 17h Biblioteca: seg a sex, das 8h às 18h30. Sab, das 8h às 12h Cinema: seg a sab, 19h. Feriado não há sessão