Centro Cultural Cartola

Espaços Culturais - Rio de Janeiro


 

Galeria de Fotos

História do samba

Salão do Samba. Foto: Cris Isidoro/Diadorim Ideias
< >

Navegue pelo Mapa


O Centro Cultural Cartola pesquisa e preserva o samba como gênero e memória. Sua história, desde as primeiras composições, no início do século 20, até os desfiles de carnaval na Avenida Marquês de Sapucaí, no Rio, é recontada em painéis e fotografias. Há 41 depoimentos em vídeos de personalidades do samba como Nelson Sargento, Monarca, Zeca da Cuíca e Noca da Portela. Estão disponíveis para consulta 405 livros, textos de estudo sobre as matrizes do samba no Rio, além de cds e LPs.

A história de Cartola, batizado Angenor de Oliveira, é descrita em painéis e fotos. Músico, compositor, instrumentista, pedreiro e lavador de carros, Cartola teve uma vida de dificuldades. Inspirado em sua biografia, o Centro Cultural Cartola mantém programas sociais que atendem à comunidade do morro da Mangueira, onde Cartola viveu desde os onze anos de idade e fundou, junto com Carlos Cachaça, a escola de samba Estação Primeira da Mangueira. O espaço mantém o projeto Orquestra de Violinos e oficinas de confecção de fantasias de carnaval, de dança de salão, jazz, balé, jiujitsu e capoeira.

O Centro Cultural  ocupa um prédio de sete mil metros quadrados, decorado com vários painéis de grafites que retratam Cartola. Há uma mostra de instrumentos e fantasias de carnaval; auditório e sala de cinema e vídeo. Em 2012, o Centro Cultural realizou a primeira edição do Festival de Partido Alto, com premiação em dinheiro e gravação de cds dos sambas vencedores.

Serviço

Endereço: Rua Visconde de Niterói, 1296, Mangueira, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3234-5777
Site: http://centroculturalcartolaoficial.blogspot.com/
Horário de Funcionamento: Diariamente, das 10h às 18h

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações