Casa dos Azulejos

Espaços Culturais - São Pedro da Aldeia


 

A Casa dos Azulejos abriga uma exposição permanente de artesanato de São Pedro da Aldeia, além de um espaço para os artesãos venderem suas peças e ensinarem suas técnicas. Oferece também cursos de dança de salão, do ventre e de teatro infantil. O espaço serve ainda como sede de um grupo de caminhada ecológica aos domingos, com cerca 100 associados.

 Foto: Cris Isidoro / Diadorim Ideias.
O imóvel de estilo colonial foi construído pela família Feliciano Gonçalves Negreiro em 1847,  com argamassa de argila, conchas e óleo de baleia. É revestido com azulejos fabricados em Portugal, e o telhado de madeira é coberto por telhas de barro, do tipo que os escravos modelavam uma a uma sobre as coxas.

A Casa dos Azulejos recebeu ilustres visitantes no século XIX, entre eles o Conde d'Eu e o casal Isabel e Gaston de Orleans. Segundo registros, a família Negreiros vendeu a residência para o coronel Felipe Lopes Pinheiro - primeiro prefeito da cidade e avô do atual proprietário - por cinco mil réis, valor equivalente na época  a "três bons escravos".

 

Serviço

Endereço: R. São Pedro, 147, São Pedro da Aldeia
Telefone: (022) 9971-3563
Horário de Funcionamento:

De seg a sáb, das 9h às 22h. Dom, das 14h às 22h.

Navegue pelo Mapa

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações