Casa de Leitura Casimiro de Abreu - Projeto Leitura Viva

Destaques - Casimiro de Abreu


 
O Leitura Viva convida mensalmente um escritor que disponibiliza previamente sua obra que será trabalhada juntamente à comunidade através de oficinas literárias, dinâmicas de grupo, etc. A culminância se dá com evento literário com a presença do escritor.

É um projeto sem fins lucrativos, de caráter cultural, que se propõe a levar às escolas, associação de moradores e espaços culturais, um trabalho de incentivo à leitura, que consiste em aproximar a comunidade e escritores, na intenção de proporcionar-lhes oficinas literárias, entre outras atividades.

Surgido em 2007, em Rio das Ostras, no ano seguinte conquistou o edital de Ponto de Leitura, no concurso em Homenagem a Machado de Assis, do Ministério da Cultura. Ao receber materiais necessários para montar uma sala devidamente equipada para receber adultos e crianças, abriu em Barra de São João, um espaço aconchegante para leituras, dinâmicas culturais, saraus, atividades audiovisuais, entre outros.

O grupo também percorre outros locais com o projeto itinerante em várias festas culturais e lugares que possam colocar pufes e acomodar as crianças e jovens dispostos a ouvir histórias da cidade e outros causos. Além disso, para resgatar as lendas e mitos da cidade, o grupo desenvolve o projeto Memórias com idosos de Rio das Ostras. Através da História Oral, já que há poucos registros gravados destas histórias, o Memórias recria as lendas, tradições folclóricas, brincadeiras, por meio das lembranças dos idosos.

Além das propostas descritas, o Projeto Leitura Viva atua em ações itinerantes como: cursos, fóruns, palestras, oficinas literárias, contação de histórias e convites para a participação em eventos culturais, como: FLIP, em Paraty, Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, Festa do Crustáceo, em Barra de São João, Ação Global em Rio das Ostras, Encontro com Poesia e Música e Festa do Folclore, também em Rio das Ostras, entre outros.

Atualmente estão sendo desenvolvidos os programas: 'Clubinho Ecológico', que é um espaço criado, dentro do Projeto Leitura Viva, para promover uma maior interação nas dinâmicas ambientais; 'Acordes Literários', que associa literatura e música; 'Movimentos Literários', que integra os movimentos corporais aos valores humanos e literatura; e 'Sherazadeando', que trabalha com contos de fadas. Além disso, há o 'Projeto Memórias', em parceria com CECON (Centro de Convivência da Melhor Idade), voltado ao público da terceira idade que visa manter a memória ativa dando um novo estímulo ao hábito da leitura e despertar a prática da criação, através de um ambiente favorável ao resgate das histórias pessoais de cada um.

Conheça o blog: http://www.clcasimirodeabreu.blogspot.com

 

Serviço

Endereço: Rua Namorado (Rua N), 134, Peixe Dourado 2, Barra de São João
Telefone: (22) 2774-0545
Email: a.izidoro@yahoo.com.br (Adriana Izidoro, responsável pelo projeto)
Site: http://leituraviva.org/

Navegue pelo Mapa

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações