Casa de Cultura Léa Pentagna

Espaços Culturais - Valença


 

Galeria de Fotos

< >

A casa-museu é uma construção do século 19, que passou para as mãos da família italiana Pentagna com a falência da lavoura cafeeira e a abolição da escravatura, quando muitas propriedades em Valença foram vendidas a preços baixos. Os Pentagna montaram na cidade a fábrica de tecidos Santa Rosa. Nesta época, a casa, feita com as tradicionais pedras usadas na arquitetura da Belle Époque, sofreu sua primeira grande reforma. Mas só em 1927, com outra obra, adquiriu o estilo neoclássico, preservado na restauração pela qual passou em 2000.

A casa foi transformada em centro cultural da Fundação Cultural Filantrópica Léa Pentagna, a partir de testamento deixado por sua fundadora com o desejo de eternizar o ambiente em que viveu sua família.

Nos saraus promovidos em seus salões, reuniam-se intelectuais e barões do café. Mais tarde, Léa e seu irmão Vito, apaixonados por artes e poesia, enchiam a casa de amigos ligados a cultura, como o pintor Iberê Camargo e o escritor mineiro Lúcio Cardoso, que lá escreveu as primeiras páginas do livro Crônica da Casa Assassinada. Na década de 70, Léa abriu as portas para que o diretor Paulo César Sarraceni filmasse Casa Assassinada e hospedou equipe e elenco, como a atriz Norma Bengell.

O mobiliário com peças de época e a sala de banho, inspirada nas saunas romanas, promovem uma viagem no tempo. Outra preciosidade é o jardim sensorial da Casa-Museu, com grande variedade de flores e árvores frutíferas. Léa foi enterrada no jardim em estilo inglês, sob uma estátua que representa um passo forte, em alusão a sua personalidade de vanguarda.

A casa foi tombada pelo Inepac em 2004. Além de visita guiada, acontecem exposições e eventos na sala de palestras. Durante a semana, há cursos de dança de salão, piano, crochê e aulas com o coral juvenil Léa Pentagna.


Serviço

Endereço: Rua Vito Pentagna, 213, Benfica, Valença - RJ
Telefone: (24) 2453-4178
Email: lea.pentagna@uol.com.br
Site: http://www.casaleapentagna.com.br
Horário de Funcionamento:

Sab, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h Dom, das das 9h30 às 12h30

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações