Casa de Cultura Cocco Barçante

Espaços Culturais - Petrópolis


 

No dia 16 de março de 2013, data de comemoração dos 170 anos de Petrópolis, o artista plástico Cocco Barçante inaugurou em sua propriedade na Cidade Imperial um espaço cultural que leva o seu nome.

Barçante:

A Casa de Cultura Cocco Barçante é uma aconchegante galeria de arte que valoriza o trabalho de artesãos fluminenses, alternando exposições e vendas de peças de grupos de produção locais, como ONG Criola (Petrópolis), Bordando o Futuro (Itaperuna), Marias Maré (Rio de Janeiro), Arte e Mão (Três Rios) e Nós do Ponto Chic (Nova Iguaçu), entre outros.

Casa de cultura tem exposições e oficinas de artesanato.Foto: Isabela Kasow/Diadorim Ideias

Barçante iniciou a carreira artística na década de 1980, e tem como foco de seu trabalho autoral painéis de grandes dimensões que retratam momentos do Rio de Janeiro, sua cidade natal. Entre eles estão a revitalização do bairro da Lapa e os 80 anos do Cristo Redentor. "O Rio é minha musa, mas Petrópolis é a minha paleta de cores", diz o artista, radicado em Petrópolis desde 1988.

Ele defende soluções criativas para reaproveitamento de materiais. De garrafas PET a carretéis de linha, nada é desperdiçado na Casa de Cultura Cocco Barçante. A cultura artesanal é sua paixão. "Trabalho para incentivar a criação  não industrial de produtos com características sustentáveis, bonitos e de qualidade", ressalta Barçante, consultor do Sebrae e professor de cursos gratuitos de arte-terapia, em parceria com o Centro de Direitos Humanos de Petrópolis.

Além de exposições, a Casa de Cultura Cocco Barçante oferece oficinas regulares de estamparia, pintura em tecido, criação em retalhos e bordado. O espaço também abre suas portas periodicamente para o Mercado da Casa, uma feira de artesanato com trabalhos exclusivamente petropolitanos.

Desde maio de 2014 o espaço abriga ainda o Museu do Artesanato, com o objetivo registrar a tradição e as técnicas relevantes do artesanato fluminense. O acervo foi adquirido por Cocco ao longo de uma década e reúne peças de artesãos das cidades do Rio de Janeiro, Petrópolis, Valença, Maricá, Itaperuna, Natividade, Macaé, Araruama, Paraty e Nova Iguaçu. O Museu de Artesanato tem curadoria do pesquisador Almir Tosta, do historiador José Luiz Lima e da gestora cultural Maria Elisa Churro.


Serviço

Endereço: Rua Coronel Veiga, 1734
Telefone: (24) 3111-4944 / 99918-1887
Site: http://www.coccobarçante.com.br / https://www.facebook.com/coccobarcante.br
Horário de Funcionamento:

Visitação aos sábados, domingos e feriados, de 11h às 17h, ou por meio de agendamento prévio.

Navegue pelo Mapa

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações