Casa de Cultura Afro-Brasileira

Espaços Culturais , Destaques - Niterói


 

Navegue pelo Mapa

A Casa de Cultura Afro-Brasileira foi fundada em 2009 pela ONG Gingas. Realiza ações socioeducativas, sempre com foco na preservação e ensino da cultura afro-brasileira. Transformada em Ponto de Cultura em 2010, a Casa de Cultura tem, hoje, oficinas de capoeira, artesanato, percussão com maracatu e afoxé e de vídeo-debates e cultura digital, tudo com base no fomento da Lei 10.639/03, de incentivo à inserção de valores da cultura afro na Educação brasileira.

Atendendo a aproximadamente 450 crianças e jovens, o Ponto de Cultura realiza suas atividades na Biblioteca Estadual de Niterói ( Praça da República, s/nº, Centro). Além das oficinas, o projeto é responsável por aulas de capoeiras voltadas para crianças com necessidades especiais, intitulado "Capoeira.Din.Down.Down".

Com aulas ministradas na APAE de Niterói (Rua Professor Ismael Coutinho, s/n ? Centro), o grande diferencial do projeto "é que não entendemos o que normalmente é chamado de deficiência como uma limitação, mas como uma potencialidade a ser desenvolvida e expressa da forma e no tempo que o capoeirista se sentir mais feliz", nas palavras de David Bassous, coordenador e fundador da ONG Gingas, que existe desde 2003. O trabalho inovador da Capoeira.Din.Down.Down, que existe desde 1992, foi contemplado, em 2011, com o Prêmio Rumos Itaú Cultural Educação, Cultura e Arte.


Serviço

Endereço: Rua Fagundes Varela, 378, Ingá
Telefone: (21) 99896-1769 / 3629-1769 (David Bassous)
Email: david@gingas.org.br
Site: http://www.gingas.org.br

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações