Casa de Bonecas de Rocha Leão

Destaques - Rio das Ostras


 

Galeria de Fotos

Casa de bonecas de Rio das Ostras. Foto: Marcelo Tabach/Diadorim Ideias
< >

Navegue pelo Mapa

Em uma pequena estação construída no centro da Praça do Trem, em Rocha Leão, distrito de Rio das Ostras, funciona a colorida Casa de Bonecas, fábrica de produção artesanal de brinquedos mais popular do município.

Por lá, seis artesãs locais recortam os moldes, desenham e costuram  lindas bonecas. Também confeccionam panos de prato, acessórios de cozinha, jogos americanos, enfeites para quartos infantis, tapetes e muito mais.

"As ideias vão surgindo e nós vamos colocando em prática. O que a criatividade vai trazendo, a gente vai produzindo", afirma Alessandra Folganes, que está há oito meses à frente do projeto. 

Atualmente, as artesãs produzem as bonecas Gilda. Inspiradas em uma boneca norueguesa chamada Tilda, a versão brasileira da bonequinha veste modelitos especiais. "A gente tenta trabalhar com figurinos que estão dentro das tendências da moda", diz Alessandra. As bonecas também têm versões negra e com óculos, "para trabalhar com as diferenças". 

O objetivo do projeto, iniciado em 2003 sob a coordenação da Fundação de Cultura, é que as artesãs possam futuramente abrir seus próprios negócios e que novas aprendizes possam ser qualificadas. "Essa é a possibilidade que a gente tem de dar uma qualidade de vida melhor a essas mulheres e suas famílias", explica Alessandra. 

 


Serviço

Endereço: Rua Henrique Sarzedas, s/n, Praça do Trem, Rocha Leão
Telefone: (22) 2277-1360
Horário de Funcionamento:

Seg a sex, das 9h às 12h e de 13h30 às 18h. Sab e dom, das 9h às 13h

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações