Casa da Cultura Themis Alvares Gomes

Espaços Culturais - Duas Barras


 

Galeria de Fotos

Sala Martinho da Vila. Foto: Cris Isidoro / Diadorim Ideias.
< >

Navegue pelo Mapa

A Casa de Cultura está dividida em quatro mini-museus com os mais importantes acervos da cidade: Martinho da Vila, Folclore, Arte Popular e Sociedade Musical 8 de Dezembro. Também abriga a Biblioteca Pública Municipal Themis Álvares Gomes, com acervo de mais de oito mil títulos, entre coleções, revistas, livros didáticos e literários.

Sala Martinho da Vila - Reúne todo o acervo de prêmios, troféus, medalhas, diplomas, fotografias, discos de ouro, discos de vinil, cds, livros, jornais, revistas e vídeos que registram a vida e a obra do cantor. Há cerca de 300 peças expostas, doadas pela família e por produtoras. A visita é guiada.

Sala do Folclore - Exibe peças doadas por dezenas de grupos de Folias de Reis que visitam anualmente a cidade, em janeiro, para participar de um grande encontro das agremiações. Instrumentos musicais, objetos de adorno, enfeites, adereços, máscaras e fantasias de palhaços, além de fotos, textos, publicações e recortes fazem parte do acervo.

Sala de Arte Popular - Exibe os trabalhos produzidos por artistas ilustres ou anônimos da região, em barro, tecidos, sucatas e madeiras.

Sala da Sociedade Musical 8 de Dezembro - Trata-se da primeira de Duas Barras, formada há 91 anos, e ainda em atividade na cidade. Também oferece cursos de formação para cerca de 140 alunos. No museu estão à mostra instrumentos musicais refinados, partituras, objetos e uniformes de época.


Serviço

Endereço: Praça Governador Portela, n° 07 , Centro.
Telefone: (22) 25341212
Horário de Funcionamento:

Seg à sex, das 8h às 17h30. Sáb, dom e feriados, das 12h30 às 17h30.

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações